Periodontite aumenta o risco de aterosclerose

implante-protese-300x225
Mitos e Verdades sobre Implante Dentário
2 de junho de 2015

Periodontite aumenta o risco de aterosclerose

einstein-saude-aterosclerose

Uma pesquia brasileira publicada no “Journal of Periodontology” revelou que a periodontite aumenta em até quatro vezes o risco de uma pessoa ter níveis de triglicerídeos no sangue maior do que o tolerado e também diminui os níveis de HDL, o que aumenta o risco de desenvolvimento aterosclerose.
Ao todo, 80 pacientes participaram da pesquisa: 40 estavam com a periodontite instalada e outros 40 não tinham o problema. Todos tiveram o sangue colhido e passaram por um hemograma completo, que avaliou os níveis de colesterol total, triglicerídeos, LDL (colesterol “ruim”) e HDL (colesterol “bom”). Os pacientes também passaram pela técnica “Varredura-Z”, que faz a dosagem da quantidade de LDL modificado (oxidado) no sangue.
“As análises apontam que os pacientes com periodontite crônica têm níveis elevados de LDL oxidado no sangue em comparação com as pessoas saudáveis. Essa oxidação é a causa da doença aterosclerótica”, explica Andréa Moreira Monteiro, da USP. A pesquisadora acrescentou que os resultados confirmaram que a inflamação provocada pelas bactérias na gengiva potencializa o processo de oxidação do LDL e aumenta os riscos da doença cardiovascular.
fonte: Dentistry (Brasil) pág. 07